quarta-feira, 11 de maio de 2011

Aos 23

Aos 23 anos, Nelson Rodrigues trabalhava para Roberto Marinho no jornal O Globo. Aos 23, Rimbaud já era Rimbaud e já tinha deixado de sê-lo. Com a mesma idade, Einstein já havia se graduado em Física. Kafka formou-se em Direito aos 23 anos.

Aos 23 anos, Chet Baker entrou pra banda de Gerry Mullingan e gravou sua primeira versão de "My Funny Valentine", música que o consagraria pra sempre na história do jazz. John Coltrane, com essa idade, deixou o sax alto de lado pra tocar sax tenor, seu melhor instrumento. Miles Davis, aos 23, apresentava-se pela primeira vez na Europa, no Paris Jazz Festival.

John Lennon gravou seu primeiro álbum com o The Beatles aos 23 anos. Beethoven começou a publicar suas obras e a perder a audição aos 23.

Com 23, Godard já escrevia pro Cahiers du Cinema, famosa revista francesa de cinema da qual ele foi um dos fundadores, publicação responsável por uma revolução na maneira de se fazer filmes na França e no mundo.

Aos 23 anos, Cassius Clay já havia se convertido ao Islã e mudado de nome para Muhammad Ali, derrotara Sonny Liston por duas vezes e se preparava para defender o título de campeão mundial pela segunda vez, na luta contra Floyd Patterson. No mesmo ano de 1965, Jimi Hendrix descobrira, graças a Frank Zappa, o pedal de wah-wah, e um, ano depois, aos 23, gravou o single "Hey Joe".

23 anos foi tempo de jejum pelo qual o Corinthians teve de passar para saborear melhor o campeonato mais importante de sua história, em 1977. 23 anos depois, em 2000, conquistou o título do mundial de clubes da FIFA.

23, este número primo. 23 pares de cromossomos.

O Salmo mais famoso da Bíblia, aquele que diz “O Senhor é meu pastor e nada me faltará”, é o Salmo 23.

O Capítulo 23 do Evangelho de Lucas relata a morte de Cristo na cruz. No versículo 23, o povo pede aos gritos exaltados a crucificação do Nazareno.

Há 23 anos atrás vivíamos o ano de 1988, o muro de Berlim em pé, as Torres Gêmeas de Nova York em pé, regime do Apartheid vivo, Madre Teresa viva, Marlon Brando vivo, um monte de gente morta e um monte de gente viva.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pergunta

No começo do conto "O Burrinho Pedrês", primeiro do livro Sagarana, de Guimarães Rosa, quando o narrador conta que "a estória de um burrinho, como a historia de um homem grande, é bem dada no resumo de um só dia de sua vida", estaria ele dialogando com um dos motivos principais da história de Ulisses, de James Joyce, passada num só dia da vida de Leopold Bloom?